NOVEMBRO AZUL

03 nov NOVEMBRO AZUL

novembro-azul-2016

A campanha Novembro Azul vai alertar a população para a realização do exame de toque e da dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico) que podem indicar precocemente o aparecimento do tumor e evitar as consequências do segundo câncer que mais mata entre os homens.

A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga no corpo dos homens. O exame preventivo de toque é a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo. O exame é recomendado a partir dos 45 anos, principalmente para quem já teve casos da doença na família. Deve ser feito uma vez por ano.

Quanto mais avançada a idade, maior o risco. “É uma doença silenciosa”. Na fase inicial, não dá nenhum sintoma. Quando o câncer de próstata começar a dar sintoma, é um câncer já avançado.

Só existe uma maneira de curar o câncer de próstata. Descobrindo-o precocemente. Fazendo o exame preventivo.

O QUE É O PSA ?

Antígeno prostático específico (PSA) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. O PSA é encontrado principalmente no sêmen, mas uma pequena quantidade é também encontrada no sangue. A maioria dos homens saudáveis ​​têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue.
Geralmente quando o câncer de próstata está presente o nível do PSA está acima de 4 ng/ml. Os homens com nível de PSA na faixa de 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 1 em 4 de ter a doença. Se o PSA se encontra acima de 10 ng/ml, a possibilidade de ter câncer de próstata é superior a 50%.

 

FONTE: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/antigeno-prostatico-especifico-psa-no-diagnostico-do-cancer-de-prostata/1202/289/

No Comments

Post A Comment